Páginas



Tristão e Isolda - Helena Gomes




Oi oi, tudo bem?

Faz um tempão que eu li esse livro, e por ele ser muito lindo queria compartilha com vocês, mas como já disse em outro post, a preguiça não deixou eu vim mais cedo, já estou lendo o 3º livro que eu tinha guardado pra depois desse, vai vendo como eu sou, rs.. Então vamos lá!




A história de Tristão e Isolda já foi contada e recontada muitas vezes. A autoria da história é desconhecida, sabe-se apenas que foi recontadas por muitos, muitas vezes. 
E agora a lenda é recontada pela brasileira Helena Gomes.
Tristão não conheceu os pais. O pai havia sido morto por um usurpador do trono, e a mãe morreu logo após conceber o menino. Para protegê-lo, um dos antigos súditos de seu pai, tomou como filho e colocou outra criança morte em seu lugar. 

Mas o sangue real está nas veias do menino, que ao crescer vai se tornando um excelente guerreiro e um magistral menestrel. Até que um dia, ele resolve ir às terras da Cornualha, onde mora Mark, irmão de sua mãe. Lá, ele começa a demonstrar quem realmente é.
E quando um meio gigante da Irlanda vem ameaçar o povo de sua terra, Tristão não pensa duas vezes antes de atacá-lo.
E com toda sua coragem, ele consegue vencê-lo. Mas antes de morrer, o gigante feriu Tristão e, na lança que trespassou o ombro do guerreiro, havia um veneno mortal feito pelas Fadas.
Dias se passam sem que Tristão consiga se curar. Até que ele resolve ir até as névoas - o último recanto da magia - que sempre clamam por ele. É lá que ele irá conhecerr Isolda, a mulher pela qual ele irá se apaixonar perdidamente e que também será responsável por curá-lo.




O que eu achei do livro:

O livro é muito lindo - a história de um amor ao mesmo tempo impossível, verdadeiro, ingênuo e inocente. Acompanhar a trajetória de Tristão e Isolda é uma delícia! Helena Gomes contou a história trágica desse casal apaixonado de maneira magistral.


No início do livro, a própria autora diz que em muitas versões, os personagens são incoerentes nos diversos capítulos. Isso não acontece nessa versão: Tristão é sempre o mesmo guerreiro corajoso, mas que é tímido em muitos momentos e que carrega muitas dúvidas consigo e Isolda é uma mulher de bom coração e de fortes convicções. 


Os personagens são muito bem retratados, embora, principalmente no caso dos dois protagonistas, sejam um pouco "irreais", devido aos poucos defeitos. Mas como é uma história de amor, uma lenda medieval, isso torna a história ainda mais romântica. 


A presença da magia no livro é um bônus, além das descrições das terras e dos cos

tumes britânicos. Ler esse livro é realmente uma viagem ao passado. Apesar de algumas diferenças, ele retrata a época de uma maneira muito parecida com a qual eu já havia lido em outros livros, o que deixou a leitura ainda mais especial! O tempo todo eu fiquei lembrando do livro "As Brumas de Avalon", de Marion Zimmer Bradley, por exemplo. Principalmente porque também cita que a magia estava deixando a bretanha e que seu último refúgio era na névoa.


Entretanto, o livro não é só de amor, também traz muitas aventuras, lutas, intrigas... Em um estilo leve e gostoso de ler, Helena Gomes traz essa história recontada de uma maneira que instiga a leitura! 




A edição é primorosa, em uma folha especial (do tipo que é usada em livros de artes, que é meio plastificada) e com muitas ilustrações. Leitura super recomendada!




Adaptação de: Helena Gomes
Editora:  Berlendis & Vertecchia

Gênero: Romance medieval
N° de páginas: 231
Ano de Edição: 2010
Onde comprar: Saraiva

Imagens (como nem sou exagerada):











Espero que gostem! Beijos :*

14 comentários:

  1. Muito boa sua resenha, fiquei até com vontade de ler o livro, parabéns. haha

    Poeta Lúdico
    www.poeta-ludico.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, leia sim, é uma ótima história!

      Excluir
  2. Parabéns pela resenha, deu vontade de ler :)


    Bjuss Girl
    apenasumdiariovirtual.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Li esse livro na escola, mas lembro que gostei! :)

    Beijos
    www.fashionvictim.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Impossível não gostar, ele é lindo.. Beijos

      Excluir
  4. muito bom a resenha e as fotografias.Parabéns!
    http://www.euliteralmente.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. O que mais me chamou a atenção nesse livro foram as ilustrações. Aliás, você fotografa muito bem. Seria ótimo se você investisse nisso aqui no blog.

    Amulherqueeugostariadeser.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Muito legal, só não entendi o porque de tantas fotos do livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E eu não entendi o porque de vocÊ estar no anônimo.
      Beijos

      Excluir
  7. Oi...
    Adorei o seu blog e já estou seguindo...
    Faça uma visita no meu blog, ele é novo e todos os dias tem novidades!!! Se gostar, siga também!

    Espero sua visitinha!

    Eu te indiquei para um selinho se quiser responder é só ir até este link que lá tem tudo explicadinho

    http://super-hermosa.blogspot.com.br/2013/07/respondendo-o-meu-primeiro-selinho.html

    Bjos
    Jaque

    ResponderExcluir

Comentem ♥