Páginas



Um Amor Para Recordar - Nicholas Sparks


Bom, já faz um tempinho que este livro está aqui esperando para ser resenhado, mas a falta de tempo e a preguiça não deixaram, hoje mexendo em umas coisinhas, encontrei ele e decidi falar um pouquinho dele para vocês. 


Acho vocês já conhecem "Um Amor Para Recordar", de Nicholas Sparks, eu ganhei ele no fim do ano passado junto com outros dois livros do mesmo autor, Querido John e Diário de uma paixão. 


Sinopse: "Quando tinha dezessete anos, a vida de Landon Carter mudou para sempre. Isso foi há quarenta anos, quando ele se viu diante de um impasse que pode ser catastrófico para um rapaz dessa idade: arrumar uma companhia para o baile de formatura. Landon já havia namorado uma garota, Angela, mas antes das férias daquele verão  ela o havia trocado por um rapaz mais velho e com um carro mais bonito. Não que Landon não tivesse dinheiro. Era filho de um dos únicos políticos da pequena Beaufort, na Carolina do Norte, tinha uma bela casa, um carro e frequentava com os pais os melhores restaurantes da cidade. Mas naquele ano, não tinha mais nenhuma opção feminina para acompanhá-lo ao baile em honra aos ex-alunos da escola. Todas as mais bonitas já haviam sido convidadas e só lhe restavam as que usavam óculos de fundo de garrafa ou as de língua presa. A última esperança era encontrar alguém no álbum de retratos dos alunos da escola. Foi lá que encontrou Jamie Sullivan. Depois de resistir por quase uma hora, folheando o livro de trás para frente, Landon teve de dar o braço a torcer e aceitar que Jamie era sua opção mais razoável, a não ser que quisesse ficar servindo ponche e limpando as poças de vômito nos banheiros, que era o que os rapazes desacompanhados acabavam fazendo nos bailes."

No livro, Nicholas mostra uma de suas facetas mais marcantes: a fé. Sim, diferente do filme a questão da fé é constante. Mas nem por isso não é uma lindíssima (e muito emocionante) história de amor.
Landon Carter é um jovem rico, razoavelmente popular e que, junto com seu grupo de amigos, não se priva de falar mal dos outros estudantes. Isso inclui qualquer pessoa fora de seu grupinho, até mesmo a doce e recatada Jamie Sullivan, filha do pastor local.

A vida de Landon está para mudar radicalmente quando, aos 17 anos, se envolve (ou é envolvido?) em uma peça de teatro da escola junto com Jamie. Agora ele não pode mais fugir da presença da “esquisita” e religiosa filha do pastor, mas seus amigos não precisam saber disso, certo?
As coisas dão outra reviravolta quando, desesperado e sem par, Landon convida Jamie para um baile… E, depois de aceitar, ela o faz prometer que não vai se apaixonar .
Doce, cativante, triste, emocionante, romântico… Poderia usar muitos adjetivos contraditórios para descrever o livro.
E uma das coisas que torna a narrativa mais interessante ainda é o fato de ser o próprio Landon quem nos conta a história, 40 anos depois de ter acontecido.
Acompanhar a evolução do relacionamento de Jamie e Landon, as sutis mudanças de comportamento e pensamento, as radicais mudanças de sentimentos etc é como ouvir uma história profunda contada por um amigo muito íntimo.
Landon não esconde seus pensamentos vergonhosos nunca. Ao contrário, os assume e – quando acha necessário – se censura por eles. Jamie não tem vergonha de mostrar suas crenças para os outros e faz isso todos os momentos de sua vida – seja ajudando um animal, trabalhando no orfanato ou dizendo algo carinhoso.
Mesmo com protagonistas tão marcantes, não posso deixar de citar o reverendo Sullivan, pai de Jamie. Um homem de poucas palavras (exceto quando na igreja) e emoções muito fortes. Apesar de superprotetor, é lindo ver o amor que sente por sua filha, especialmente através dos olhos de Landon.
O filme inspirado no livro é lindo e, ele é conduzido pelo romance, deixando a questão da fé como algo ligeiramente mais sutil. Mas em ambos – livro e filme – as duas coisas estão muito presentes, deixando mais do que claro quem é o autor dessa obra.
Recomendo muito… Mas só para quem não tem vergonha de ficar com o rosto inchado de tanto chorar. Mas a história de amor, de vida, de Landon e Jamie vale cada lágrima.


Autor: Nicholas Sparks 
Gênero: Romance Estrangeiro
Ano de lançamento: 2011
N° de páginas: 191
Editora: Novo Conceito
ISBN: 9788563219268
 
Onde Comprar: Saraiva/Submarino
 
 (Florzinha fofa, só pra variar!)

Espero que tenham gostado. Beijos!

14 comentários:

  1. amore tem post novo de TAG, caso vc ja tenha respondido me mande lá no blog para eu ver:

    http://epidemiabeauty.blogspot.com.br/2013/03/tag-hopaholic-viciada-em-compras.html

    se ainda nao respondeu, responde tbm, pode ser escrito ou video.

    ResponderExcluir
  2. Eu primeiro vi o filme e so anos depois fui ler o livro.
    Eu achei a historia do filme mais interessante, eu esperava maiis do livro mas pra mim continua sendo a historia de romance mais linda da vida!!

    beijos

    http://guiltyinla.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também achei o filme mais interessante, mas o livro é mais detalhado. Beijos!

      Excluir
  3. Nicholas Sparks simplesmente perfeito. Sempre.

    Eu gosto dos dois... filme e livro. Acho que a mensagem que ele passa em seus livros é realmente perfeita!

    Haha vou comprar esse livro amanhã meeeesmo!
    *-*

    Beijos flor
    http://cappuccinoebobagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em todos os seus livros, ele passa uma lição de vida que sempre são ótimas!

      Compra sim, você vai amor..

      Beijos!

      Excluir
  4. Já li, e foi um dos muitos livros que ganhei de aniversario, e adorei o livro, principalmente por ser uma amante dos livros do Nicholas Sparks. Só não perde pra "A última música" que é meu xodó.
    Ótimo post
    Beijinhos da Mari do Conectados
    http://conectadosbl.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda não li A Última Música, mas deve ser mto bom!

      Que bom que gostou..

      Beijos!

      Excluir
  5. Flor, passei mais uma vez aqui para avisar que tem um selo para ti no meu blog

    http://cappuccinoebobagens.blogspot.com.br/
    *-*

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Já ouvi falar demais, tenho inclusive uma amiga q é apaixonada!
    Mas nunca li! deve ser realmente bom de tanto q falam! hehehe
    Bjs e ótima semana!

    >>> A Menina que Roubava Livros
    http://coisaphynna.blogspot.com.br/2013/03/a-menina-que-roubava-livros.html

    ResponderExcluir
  7. Já vi o filme e achei muuuuuito triste!
    Bjs - Suzana Rosa - www.rosachiclets.com.br

    ResponderExcluir

Comentem ♥